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Gerenciamento de Riscos para Obras e Serviços de Engenharia (cópia)


Apresentação:

A qualidade das obras públicas é resultado direto de uma contratação adequada e de um procedimento licitatório consistente, à luz da Lei nº 8.666/93 e demais preceitos legais, bem como de um acompanhamento eficiente da execução da obra, por parte da contratante, garantindo a devida observância às normas e especificações técnicas pertinentes às etapas, atividades e serviços que compõem a obra.

Os contratos de obras públicas frequentemente apresentam irregularidades e falhas desde a fase do estudo preliminar; elaboração do projeto, passando pela licitação e recebimento definitivo da obra, conforme as determinações da legislação pertinente.

Em cada uma dessas fases, há sempre incertezas econômicas, tecnológicas, operacionais, políticas, etc. que interferem no processo, de forma que um empreendimento sempre está sujeito a riscos de maior ou menor monta os quais são alvos de pesquisas acadêmicas e de análises em auditorias dos órgãos de controle da Administração Pública.

Portanto, é obrigatório que a Administração proceda ao controle avaliando não apenas a legalidade dos atos de gestão, mas, principalmente, a qualidade do gasto público, conforme dita o princípio do poder-dever, visando o atendimento às necessidades do cidadão.

O curso visa transmitir conhecimentos do tema, mostrando uma visão genérica e importante no que concerne o gerenciamento de risco em obras públicas, detalhando com maior profundidade os aspectos inerentes aos respectivos fundamentos, à formalização, a execução, ao acompanhamento e a fiscalização do contrato

Enfoca a posição do Tribunal de Contas da União, mediante apresentação de seus atos normativos, súmulas, acórdãos e decisões pertinentes ao tema, durante a preleção do tema.

Objetivo:

O curso visa capacitar os profissionais para identificar e gerenciar os riscos inerentes à licitação para obras e serviços de engenharia, envolvendo tanto as fases do certame quanto a execução do contrato.

Público Alvo:

Profissionais do sistema CONFEA/CREA e CAUBR/CAUUF, servidores, integrantes de comissões de licitação, advogados, assessores jurídicos, procuradores, profissionais que atuam nos departamentos de controle e gerenciamento de contratos, agentes envolvidos no planejamento e processamento de documentos técnicos, administrativos e jurídicos para a licitação de obras e serviços de engenharia.

 

  
  16h


Conteúdo​​ Programático:

Preliminares

A questão do Tribunal de Contas da União – TCU.

Principais competências do TCU.

Controle Administrativo e suas formas.

A hierarquia do Controle.

Justificativa do Tema.

Definição de Projeto (o empreendimento).

Parâmetros de um Projeto – “Triplas Restrições”.

Gerenciamento de obra.

Gerenciamento de escopo, de tempo.

Gerenciamento de custo e de risco.

Contratação de obras civis

Fases de Contratação.

Conceitos e definições obras e serviços públicos de engenharia.

Conceito de Contrato Administrativo para obras e serviços públicos.

Principais modalidades de contratos administrativos.

Riscos

Conceito de Risco.

Objetivos Gerais e Específicos.

Identificação dos riscos.

Classificação dos riscos.

Etapas e planilha de identificação de riscos.

Análise qualitativa e quantitativa dos riscos.

Monitoramento dos riscos.

Matriz de Risco.

Gerenciamento dos Riscos do Projeto

Riscos, Incertezas, Certezas – Definições

Identificação e Categorização dos Riscos.

Avaliação de Riscos: Análise Qualitativa.

Métodos Qualitativos de Priorização.

Métodos Quantitativos Determinísticos.

Ferramentas e Técnicas para Gerenciamento de Riscos.

Plano de Respostas aos Riscos.

Monitoramento e Controle dos Riscos.

Metodologia de análise quantitativa de riscos

Agrupamento dos riscos identificados nas famílias de serviços.

Tratamento de dados.

Resultados.

Causas e Consequências em ações de controle

Planejamento insuficiente.

Orçamento deficiente.

Restrição à competitividade.

Deficiência na Gestão Contratual.

Estudo de caso

Processo de gerenciamento dos Riscos.

Facilitador: PROF. ROLF DIETER OSKAR FRIEDRICH BRÄUNERT

Engenheiro Civil. Professor da Universidade Federal do Paraná – aposentado, com pós-graduação em Planejamento e Projetos de Desenvolvimento Regional na Universidade de Hannover – Alemanha. Especialização em Planejamento, Projetos e Construções na Universidade de Stuttgart – Alemanha. Estágio no Departamento de Edificações no Hochbauamt Stadt Köln em Colônia (Alemanha). Professor de pós-graduação da UNIBRASIL Faculdades Integradas do Brasil em Curitiba – curso “Licitações e Contratos Administrativos”. Palestrante em seminário realizado no Instituto para o Planejamento Regional na Universidade de Hannover. Especialista em licitações no âmbito nacional e internacional, há mais de 40 anos. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em órgãos federais e estaduais em licitações financiadas com recursos do BID e BIRD. Presidente de inúmeras Comissões de Licitação entre elas a licitação do Museu Oscar Niemeyer (Olho) em Curitiba, Arquivo Público – Curitiba, ampliação da TVE do Paraná e palestrante em inúmeros eventos realizados no Brasil.

Autor de publicações em revistas, dentre outras: “Orçamento em Planilha – Obrigatoriedade“ – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Projetos – Obrigatoriedade” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Qualificação Técnica – Obras e Serviços de Engenharia” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2008, “O Objeto e os Tópicos Estruturais do Edital/Convite – A Questão das Obras e Serviços de Engenharia” – Curitiba 2008, “Obras e Serviços de Engenharia – A indispensabilidade de subscrição das propostas de obras, serviços de engenharia e serviços técnicos profissionais especializados pelos técnicos profissionais legalmente habilitados” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2011,

Autor de publicações como: Manual de Licitação para Execução de Obras (BID) – Curitiba – Volume I – 1996, Manual de Licitação para  Aquisição de Bens (BID) – Curitiba – Volume II – 1996, Licitações e Contratos (BID) (obras e serviços) – Curitiba – Volume I – 1997, Licitações e Contratos (BID) (aquisição de bens) – Curitiba – Volume II – 1997, Elaboração do Regulamento de Licitações e Contratos – Serviço Social Autônomo PARANACIDADE – Curitiba –1997. Manual para Cadastramento e Contratação de Consultores (BID) e de Empresas de Consultoria (BID) – Curitiba – 1998,

Autor dos livros: “A Prática da Licitação” Curitiba – Grafiven, 2004; “Obras e Serviços de Engenharia – coletânea 10 anos de pregão – Curitiba – editora Negócios Públicos – 2008”; “Legislação – Sistema Confea/Crea e CauBR/Caus – Obras e Serviços de Engenharia” – 6ª edição, “Como Licitar Obras e Serviços de Engenharia – 2ª edição – BH: Fórum, 2010” e “Como Elaborar Editais e Contratos para Obras e Serviços de Engenharia – 3ª edição – Curitiba – Editora JML – 2014”.

Informações Adicionais:

Período: 17 e 18 de maio  de 2018

Horário: Das 08h30 às 17h30

​Duração: 16 horas/aula

Investimento: R$ 1.420,00 (hum mil, quatrocentos e vinte reais)

Incluso: Material didático, coffee-break e certificado.

Formas de Pagamento:

Depósito em conta, boleto, empenho e cartão

   Dados Bancários:

BANCO SANTANDER (033)
AG: 3855 – C/C: 13001523-8

BANCO BRADESCO (237)

AG: 3326-0 – C/C: 052507-3

Local de Realização:
ATUALIZA – Av. Juracy Magalhães Júnior, 1388, Rio Vermelho, Salvador-BA – CEP: 41940-060

   Realização:

ATUALIZA – ASSESSORIA, TREINAMENTO E SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA

CNPJ: 11.089.005/0001-59

INSCRIÇÃO ESTADUAL: isenta

Av. Juracy Magalhães Júnior, 1388, Rio Vermelho, Salvador-BA – CEP: 41940-060

E-mail: atualiza@atualizacursos.com.br

Contatos:
(71)3444-7971/9 9141-9979

Confirmação das Inscrições:
As inscrições devem ser confirmadas, por ambas as partes, até 03 dias antes da data de realização dos cursos, mediante nota de empenho ou comprovante de depósito.

Cancelamento:
A ATUALIZA reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de inscrições, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.
O cancelamento só será aceito com antecedência de 03 (três) dias úteis da data de realização dos cursos. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Contatos pelos telefones:

​​

(71)3444-7971 / 9 9141-9979

​  e-mail: atualiza@atualizacursos.com.br / boanerges@atualizacursos.com.br
Site Oficial da ATUALIZA: http://www.atualizacursos.com.br/

 

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